(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Tratamento de Água Remoção de Dureza

Tratamento de Água Remoção de Dureza
Tratamento de Água Remoção de Dureza

TRATAMENTO DE ÁGUA REMOÇÃO DE DUREZA COM FILTRO ABRANDADOR

USO DO EQUIPAMENTO É IMPORTANTE PARA QUE O PROCESSO OCORRA COM QUALIDADE

A água pode ser considerada dura ou mole, dependendo da quantidade de sais presentes nela. Uma água dura, por exemplo, não é muito boa para consumo e apresenta facilidade de corrosão no encanamento em que passar. Por isso, é essencial o tratamento de água remoção de dureza.

É a alta quantidade de íons desses sais que apontam a dureza da água. No entanto, isso não interfere em nada a qualidade do líquido, pois o tratamento de água remoção de dureza é fácil de ser realizado com o uso de filtro abrandador, por exemplo.

Normalmente, a dureza é formada pelo aparecimento de sais de cálcio, magnésio e, às vezes, a presença de ferro, alumínio e zinco, podem ser levados em conta na aferição da dureza. Por isso, o tratamento de água remoção de dureza é importante, logo após realizar uma análise de que compostos estão na água.

Mesmo que essa água seja de concessionárias responsáveis pelo bombeamento e tratamento, ela precisa ter um cuidado extra. Se, ela for de poços artesianos, o cuidado é igual, principalmente, para consumo humano. Assim, o tratamento de água remoção de dureza completa seu ciclo, sem causar danos ou prejuízos. É importante estar atento às modificações na água, que podem ocorrer decorrente de vários aspectos e precisam ser levados em consideração para consumo.

O filtro abrandador realiza a redução da dureza, retirando os sais e evitando a formação de incrustações em caldeiras e tubulações de água quente. A manutenção dos tanques é feita com salmoura. E, se utilizada uma válvula automática no tratamento de água remoção de dureza há a lavagem e retrolavagem ocorrendo de forma sistemática, sem acionamento manual.

A concentração de íons maior que 100 miligramas por litro já identifica uma água dura. No entanto, os valores apresentados podem ser bem maiores dependendo da região de retirada do líquido. O abrandamento, para o tratamento de água remoção de dureza, é a técnica mais conhecida que pode acontecer de duas formas: precipitação química e troca iônica.

A primeira, adiciona cal e bicarbonato de sódio na água. A cal eleva o pH da água e gera alcalinidade para a reação ocorrer e retirar os sais. Nesta forma, o tratamento de água remoção de dureza ocorre com precisão. No segundo formato, a água atravessa uma resina catiônica para que os compostos que se reorganizem formando outros elementos que não são prejudiciais à saúde.