(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Monitoramento de Poço Artesiano

Monitoramento de Poço Artesiano para Proteção ao Meio Ambiente

Monitoramento de Poço Artesiano

Ação é importante para auxiliar a manter a qualidade da água retirada

Ao realizar o monitoramento de poço artesiano é efetivado um conjunto de procedimentos para observação da dinâmica de funcionamento do respectivo reservatório. Isso quer dizer que, através desse acompanhamento é possível evitar danos ambientais ou diminuição da potabilidade.

De acordo com as legislações nacionais da Vigilância Sanitária e outras vigentes em cada estado, os poços com alta vazão e destinados ao consumo humano devem receber um monitoramento de poço artesiano. A partir do sistema, a dosagem de cloro deve ser feita anualmente e apresentada aos órgãos competentes para avaliação constante.

Algumas empresas oferecem a assessoria para o monitoramento de poço artesiano. Assim, os técnicos realizam a coleta e envio de amostras da água, constantemente, para evitar problemas com a legislação e barrar o funcionamento do poço. Como ele é muito importante para diversas populações, como em bairros afastados ou rurais, deve ter um acompanhamento permanente.

Toda água para consumo deve seguir normas de controle de qualidade, para evitar que doenças sejam recorrentes na população. Por isso, o monitoramento de poço artesiano auxilia o processo em ambientes que não possuem água de concessionárias ou que optaram pela cisterna que, se supervisionada, pode ser mais saudável.

Um aparato completo para a formação do poço pode envolver bombas dosadoras, tanque cilíndrico e recipientes que comportem a água. Além disso, o monitoramento de poço artesiano feito por um técnico segue a lista de obrigações para manutenção da qualidade. As análises que não apresentarem bons resultados, podem ter seu funcionamento reavaliado.

Apesar da água retirada para a cisterna estar protegida por centenas de metros de rochas, além das proteções sanitárias, é preciso realizar o monitoramento de poço artesiano. Isso porque algumas atividades do homem, envolvendo elementos químicos, podem afetar grandes profundidades e alterar propriedades do líquido.

Alguns serviços relacionados, oferecidos pelos laboratórios especializados, envolvem, além do monitoramento de poço artesiano, o acompanhamento do processo de outorga, o tratamento da água, se necessário e a análise da água conforme leis vigentes.

Durante a utilização do dia a dia, é importante estar atento a mudanças no cheiro, no gosto e na cor da água. Se isso acontecer, é importante chamar um técnico ou enviar amostras novamente ao laboratório para avaliar o que pode ter atingido o reservatório.