(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Cadastro de Poço Artesiano na Vigilância Sanitária

Regularização de Cadastro de Poço Artesiano na Vigilância Sanitária VISA

Cadastro de Poço Artesiano na Vigilância Sanitária

Assessoria técnica comprova qualidade do poço

Para realizar o cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária é importante levar em consideração as normas vigentes no país e em cada município. A regularização ocorre como uma forma de proteger a população de ter contato com recursos hídricos que não apresentem potabilidade.

A água subterrânea, captada através de poços, não pode ser utilizada de forma perene – duração longa e constante – sem um cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária. Por isso, devem passar pelo crivo de aceitação dos mais diversos órgãos que realizam a análise da água. No entanto, periodicamente, essa verificação deve ser refeita, pois a água muda sua composição em contato com a natureza.

Além disso, para efetivar o cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária é preciso tirar mais de uma amostra. Isso porque, em diferentes partes, o líquido pode apresentar características diversas que precisam ser avaliadas. Somente assim, o poço é liberado para utilização de consumo.

Quando os clientes realizam a abertura de um poço, tanto para consumo próprio quanto para irrigação de plantações e aproveitamento para animais, sempre são orientados a efetivar o cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária. Antes mesmo de qualquer passo junto ao reservatório, é preciso dar atenção especial ao órgão de fiscalização.

Antes de perfurar, é recomendado que seja feita uma avaliação hidrogeológica, um projeto específico e um estudo da viabilidade da implantação. O cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária é obtido antes mesmo de abrir a cisterna.

Caso já possua um poço, é preciso realizar uma avaliação da eficiência da água, providenciar o cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária o mais rápido possível e comprovar que não há contaminação nas proximidades.

Indústrias, empresas, fazendas e condomínios residenciais e comerciais podem procurar assessoria adequada para efetivação do cadastro de poço artesiano na vigilância sanitária. É um processo comprobatório essencial para abastecimento de regiões e consumo humano. A catalogação sempre é feita para proteger o indivíduo contra qualquer tipo de impureza que o fluido possa ter.

O processo do cadastro é aprovado, quando as análises de água não apresentam nenhuma irregularidade. O poço artesiano pode ser a opção para economia de água, qualidade de vida, fonte limpa e segura de obtenção do líquido, além de uma autonomia no abastecimento.

Cadastro de Poço Artesiano na Vigilância Sanitária

Regularização de Poços

Todo tipo de interferência em recursos hídricos é passível de regularização, seja em poços caipiras, artesianos ou semi-artesianos. Essa regularização é feita mediante as solicitações de outorga, que são identificadas por órgãos fiscalizadores , como o DAEE no estado de São Paulo. Um poço clandestino ou irregular é passível de severas multas a quem o utiliza.

Soluções e Sistemas para Poços Artesianos

A Bragança Poços, fornecendo soluções completas para poços artesianos, está sempre atenta a todas as normas, portarias, resoluções e leis lançadas pelos governos municipais, estaduais e federal, visando garantir a tranquilidade de seus clientes.

Importância da Análise Química de Poços Artesianos

A análise química deve garantir que o poço artesiano está trabalhando perfeitamente e a água extraída é própria para consumo humano. Realizamos as análises da água potável levando em consideração as normas vigentes e utilizando equipamentos de última geração que garantem eficiência e rapidez na execução dos trabalhos.

Licenças e Outorgas de Poços Artesianos

Todo tipo de uso de recursos hídricos deve ser regularizado perante o órgão competente. Isso é feito mediante as chamadas outorgas.

As modalidades mais comuns são as Licenças de Execução (para perfurar o poço), Licença de Uso (para fazer a utilização da água) e as dispensas de outorga, para os usos considerados insignificantes ou dispensados de outorga segundo as leis vigentes

A emissão de Portarias de Outorga, publicadas no Diário Oficial do Estado, conferem ao usuário tranquilidade para fazer uso da água sem infringir nenhuma lei.

A Bragança Poços possuí uma equipe especializada em documentação e oferece todos os trabalhos necessários à obtenção de uma Portaria de Outorga.

Monitoramento mensal do poço para vigilância sanitária VISA

Em cumprimento das exigências técnicas e legais da Vigilância Sanitária, a Bragança Poços através de seu responsável técnico faz o cadastramento da VISA municipal e estadual, e o controle mensal da qualidade da água, conforme atendimento da Resolução SS 65 e Portaria nº 2914 MS da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual proveniente de solução alternativa de abastecimento de água.

Esse serviço faz parte de outorga/regularização do poço, onde junto ao processo deverá ser anexado um protocolo de cadastro na vigilância sanitária referente a essa resolução, prontificando que será atendido esse acompanhamento mensalmente e semestralmente. Caso esse serviço não seja executado pelo cliente que deu entrada ao órgão (DAEE) – Departamento de Àguas e Esgoto do Estado de São Paulo, está correndo risco de multas conforme descritas na instrução técnica – DPO 006.