(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Sistema de Tratamento de Água de Poço Artesiano

Sistema de Tratamento de Água de Poço Artesiano
Sistema de Tratamento de Água de Poço Artesiano

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE POÇO ARTESIANO POSSUI ESPECIFICAÇÕES PRÓPRIAS

TRATAMENTO PRECISA SEGUIR NORMAS PARA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE

Cada cliente precisa avaliar as melhores opções para obter um sistema de tratamento de água de poço artesiano. Diversas empresas do mercado são responsáveis por auxiliar na escolha das melhores opções que possam atender os usos e necessidades.

O objetivo do sistema de tratamento de água de poço artesiano é a remoção de elementos como o ferro e manganês para adequar a água de cada poço às condições de potabilidade. O recomendado e obrigatório é estar em contato direto com órgãos competentes para retirar a licença de perfuração e outorga para funcionamento.

O sistema de tratamento de água de poço artesiano inclui: reposição de produtos químicos que possam ser necessários ao consumo, ajuste de dosagem e pH da água, análises mensais para avaliar se a poluição ou outros agentes modificaram a formatação natural e a retrolavagem dos filtros. Além disso, por exemplo, o sistema atua de forma a evitar manutenções corretivas, visto que qualquer processo fora do comum é observado facilmente.

O sistema de tratamento de água de poço artesiano, ainda, pode ser realocado para outra região, caso o poço seja fechado, por exemplo, ou as condições dele se tornem impróprias. Por isso, o investimento é diluído no tempo de vigência do contrato de cada empresa responsável.

Uma das principais etapas do sistema de tratamento de água de poço artesiano é a desinfecção com hipoclorito de cálcio ou de sódio, que demanda o uso de um dosador para regular a quantidade de produto aplicado na água. Além disso, há o clorador de pastilha que dispensa o uso do equipamento e realiza a desinfecção de forma linear.

O sistema de tratamento de água de poço artesiano envolve o conhecimento de todas etapas de formação de um poço que, normalmente, são semelhantes para aumentar a potabilidade do reservatório. Devido à profundidade, esses poços são protegidos da ação humana e poluição e o tratamento ocorre para a retirada de minerais presentes na natureza.

Utilizando, por exemplo, um tubo liso, uma válvula, cascalho, bomba e filtros, a base principal do poço está pronta. No entanto, o sistema de tratamento de água de poço artesiano precisa ser de qualidade para manter a utilização em alto vigor. Ele funciona tanto para uso industrial, quanto para regiões rurais e condomínios residenciais. Os últimos, têm utilizado em grande escala os poços, pois é a melhor solução para suprir necessidades hídricas de determinadas regiões.

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA MELHORA QUALIDADE DO LÍQUIDO

REALIZAR O PROCEDIMENTO COM CUIDADO É ESSENCIAL PARA POTABILIDADE

As etapas que envolvem um sistema de tratamento de água precisam ser avaliadas de acordo com as normas de cada estado. No entanto, normalmente, seguem padrões básicos, pois somente com a qualidade comprovada do líquido é possível que ele chegue às residências.

Em definição, um sistema de tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos que são aplicados na água para que fique em condições adequadas para consumo, ou potável para uso industrial, por exemplo. As concessionárias de água são as principais utilizadoras de um sistema de tratamento de água. Qualquer contaminação, que possa transmitir doenças, será evitada com procedimento correto.

O pré-tratamento envolve a aplicação de agentes oxidantes e carvão ativado, com objetivo de reduzir a quantidade de matéria orgânica do líquido. Além disso, nessa etapa, há a redução de gosto e odor oriundos de florações (desenvolvimento de água no manancial).

Cabe ao departamento de água de cada região verificar se o processo está sendo feito de maneira correta. O sistema de tratamento de água funciona em diversas etapas importantes que serão apresentadas a seguir:

  • Coagulação: a água entra na ETA (Estação de Tratamento de Água) e recebe uma quantidade de sulfato de alumínio. Essa substância une as partículas sólidas que podem estar presentes na água, como a argila.
  • Floculação: a próxima etapa do sistema de tratamento de água envolve a movimentação em tanques de concreto, para que as partículas se agrupem em flocos maiores.
  • Decantação: em outros tanques, por ação da gravidade, as impurezas e as partículas sólidas produzidas ficam depositadas no fundo. Isso porque, quando a água perde a movimentação elas ficam no fundo, por serem mais pesadas que o líquido.
  • Filtração: filtros formados por carvão, areia ou outro elementos de diversos tamanhos são os espaços por onde a água passa no sistema de tratamento de água. As partículas menores ficam presas.
  • Desinfecção: cloro é adicionado na água para evitar proliferação de diversos microorganismos.
  • Fluoretação: como o nome já diz, flúor é acrescentado na água para prevenir formação de cárie dentária. Esse é um dos elementos adicionados por questões de saúde pública.
  • Correção de pH: a água recebe agentes alcalinizantes para devolver sua formatação normal.

Depois disso, o sistema de tratamento de água passa para a etapa de transporte e abastecimento de diversos locais, como residências, indústrias e comércios. Os reservatórios são limpos regularmente para evitar que o líquido perca qualidade. Com estações de bombeamento, ela é distribuída para os usuários.