(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Tratamento de Água para Remoção de Ferro

Tratamento de Água para Remoção de Ferro
Tratamento de Água para Remoção de Ferro

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REMOÇÃO DE FERRO É ESSENCIAL

MANUTENÇÃO DE QUALIDADE COM A RETIRADA DE MINERAIS IMPRÓPRIOS PARA CONSUMO

Normalmente, as águas subterrâneas têm boa qualidade, pois não ficam em contato com a poluição causada por agentes externos e ação humana. Porém, um dos pontos que sempre precisa ser revisto é o tratamento de água para remoção de ferro. Isso porque, pelo contato direto com o mineral as quantidades ficam altas e impróprias para consumo, até mesmo para o uso industrial que pode prejudicar as tubulações.

Esse processo pode ser feito com uma desinfecção, uma das partes do tratamento de água para remoção de ferro. A escolha do melhor método de remoção deve levar em consideração o volume de água que se quer tratar e a eficiência.

Um procedimento simples e muito utilizado no tratamento de água para remoção de ferro é transformá-lo em óxido férrico, que precipita. Assim, com ar comprimido a água deve ser retirada do poço, por meio de um compressor ou com a queda natural. Se, no entanto, for observado um pH baixo da água, é recomendada a alcalinização para ela não ficar ácida.

Aplicações de carvão ativado, zeólita e outros procedimentos são alternativas para o tratamento de água para remoção de ferro, porém podem ser mais custosos, dependendo da vazão. No entanto, é a opção que apresenta resultados mais definidos e visualizados, pois a água fica mais própria para o consumo. A cor amarelada e o gosto diferenciado desaparecem, se o procedimento for feito de forma correta.

Um tratamento de água para remoção de ferro de forma compacta precisa de um filtro retrolavável de aço inoxidável, bombas dosadoras e um tanque de floculação. Nessa parte, as partículas sólidas de ferro serão agrupadas e, as menores, serão capturadas durante a filtragem. Assim, a água manterá padrões de potabilidade.

Outro sistema, mais caro, para o tratamento de água para remoção de ferro é a aeração, que utiliza difusores por ventura, para atuar em diferentes vazões. Além do ferro, o mineral manganês também é retirado durante o procedimento.

Quando o ferro está em contato com com o oxigênio ele reage e deixa tudo amarelo, por onde passa. Por isso, caso não seja realizado o tratamento de água para remoção de ferro de forma adequada os vasos sanitários e até roupas podem ficar manchados.

Além disso, em altas quantidades pode causar alergia na pele. Por isso, aproveitando a água de poços artesianos que contém uma água de alta qualidade é somente necessário retirar os compostos em excesso.