(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Vantagens de ter um Poço Artesiano

Vantagens

Compensa ter um poço artesiano?

A perfuração de um poço artesiano é um investimento relativamente alto. É preciso levar em conta os riscos, como por exemplo não se encontrar água ou ser necessário o uso de bomba d’água (que pode ser elétrica ou a diesel). É preciso também levar em conta os custos das instalações hidráulicas para a ligação da água do poço ao imóvel.

Fato é que no longo prazo os custos de perfuração e instalação de um poço artesiano são diluídos, o que torna esse investimento uma excelente opção.

Ainda deve-se ter em mente que o poço artesiano fornece água durante décadas, como já mencionado. Em épocas de estiagem na rede pública, quem tem um poço está a salvo de passar pelo sufoco de não ter água nas torneiras!

Observação importante: se o imóvel onde será instalado o poço é abastecido pela rede pública, a taxa de esgoto continuará sendo cobrada (mesmo que o consumo de água seja feito inteiramente com água fornecida pelo poço).

Dicas Importantes

E se a perfuração não encontrar água? Ou se a vazão de água for muito fraca?

Existes essas possibilidade, mas são fatos raros. Existem técnicas para encontrar o melhor ponto para a perfuração de um poço artesiano em um terreno. Mas é importante que fique claro: caso não se encontre água, o serviço de perfuração precisará ser pago de toda a forma.

A perfuração trás riscos para edificações próximas?

Normalmente a perfuração em si não causa problemas, pois o diâmetro do poço geralmente é pequeno. A posterior retirada de água é que pode comprometer a estrutura do solo no caso dela estar armazenada em cavernas subterrâneas. Isso não é comum e uma boa análise do solo feita pela empresa especializada evitará maiores complicações.

É necessária alguma autorização para a perfuração de um poço artesiano?

No Estado de São Paulo, sim. É necessária uma outorga (autorização) emitida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE. Via de regra é a empresa contratada para a perfuração que se encarrega de obter a outorga. Fique atento para que esta exigência conste no contrato.