Desmineralizador de Água para Poços Artesianos

Desmineralizador de Água para Poços Artesianos

DESMINERALIZADOR DE ÁGUA REMOVE OS ÍONS DA ÁGUA

EQUIPAMENTO IDEAL PARA OS SAIS DISSOLVIDOS NO LÍQUIDO.

O desmineralizador de água é um equipamento responsável por remover os cátions e ânions da água e adicionar hidrogênio e hidroxila. Essa combinação de moléculas forma o H2O. As resinas produzidas durante o processo são tratadas no mesmo local. Em outras palavras, é o aparato que retira os sais que podem estar dissolvidos na água.

O desmineralizador de água é composto por um sistema de pressurização, filtro de zeólita para retenção de sólidos, filtro de carvão para retirada do cloro, filtro catiônico, filtro aniônico e medidor da condutividade digital. Além disso, a partir de um sistema de acionamento automático é possível programar os horários de funcionamento.

Projetado para fornecer água pura, o desmineralizador de água é muito utilizado em indústrias que precisam de água potável para realização das atividades. Essa potabilidade é medida através da condutividade elétrica pela presença dos íons inorgânicos. Em alguns processos em fábricas, por exemplo, a presença desses compostos pode prejudicar o desenvolvimento do sistema.

FUNCIONAMENTO DO DESMINERALIZADOR

Ao utilizar o desmineralizador de água é preciso estar atento às recomendações de cada fabricante, pois os produtos podem apresentar funções diferentes. No entanto, o funcionamento básico segue os mesmos parâmetros para regeneração da qualidade da água.

O líquido que precisa passar pelo desmineralizador de água flui por colunas contendo resina catiônica descrita como H+ (hidrogênio) e resina aniônica como OH- (hidroxila). Separadamente, eles ficam dispersos, ocorrendo a troca iônica. Para comprovar, ainda, a qualidade da desmineralização, às vezes, é utilizada uma mistura de um leito depois da passagem nessas colunas.

A partir daí, o desmineralizador de água já iniciou seu processo primordial. Essa coluna, com a presença de um leito misto atua como um polidor, para aumentar a qualidade da água. Quando o nível de saturação, necessário para o procedimento, é atingido, o procedimento de regeneração das mesmas é feito com a adição de ácido clorídrico e hidróxido de sódio em colunas diferentes.

Esses sais dissolvidos na água, retirados com o uso do desmineralizador de água são indesejáveis em diversas situações. O resultado final, com baixa condução elétrica é comprovado quando o equipamento possui qualidade alta de funcionamento. Por isso, é importante escolher fabricantes que ofereçam aparatos com certificação de uso.