(11) 3403-5941

Atendimento ao Cliente

(11) 94506-1083

WhatsApp

contato@bragancapocos.com.br

Email

(11) 3403-5941

Central de Atendimento

(11) 94506-1083

WhatsApp

Análise de Potabilidade de Água | Portaria 2914

Análise de Potabilidade de Água Segundo Portaria 2914 é Exigência para Concessionárias

Análise de Potabilidade de Água | Portaria 2914

Escolher um procedimento adequado, seguindo normas, é essencial

A análise de Potabilidade de água segundo portaria 2914, proveniente do Ministério da Saúde e assinada no dia 12 de dezembro de 2011, estabelece procedimentos e responsabilidades durante a análise de água. Avaliar se a mesma é potável ou não é tarefa complicada, se parâmetros de preservação não forem levados em conta.

O controle e a vigilância do líquido para consumo humano foram estabelecidos para a análise de Potabilidade de água segundo portaria 2914. Por isso, há um padrão a ser seguido durante os estudos e avaliações padrões que devem ser feitas regularmente.

As coletas devem ser distribuídas uniformemente ao longo do período proposto e o espaço deve ser dividido no sentido de que haja representação do meio coletado. Critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos devem ser levados em consideração. Espaços com alta circulação de pessoas precisam ter uma atenção maior para realizar a análise de Potabilidade de água segundo portaria 2914.

Alguns parâmetros levados em consideração para análise de Potabilidade de água segundo portaria 2914 são: cloro residual livre, coliformes totais, coliformes fecais, pH, turbidez e flúor. Esses pontos são principais para avaliar se a água é própria para consumo. Cada um deles deve apresentar valores específicos para aprovação.

Tratamentos e Análise do Líquido

A água é um solvente universal, por isso, diversos sais e elementos presentes na natureza quando em contato com o líquido podem alterar sua composição e gosto. Por isso, não existe uma água 100% pura sem que ocorram tratamentos especiais. A análise de Potabilidade de água segundo portaria 2914 é tão importante para avaliar quais critérios são mais relevantes nesse caso.

Os principais objetivos de um tratamento químico da água visam reduzir a disseminação de doenças a partir do consumo de um líquido tão essencial para a vida humana. Assim, depois que a análise de potabilidade de água segundo portaria 2914 é feita, é preciso realizar algumas ações como a desinfecção para remover bactérias e microorganismos nocivos, corrigir a cor e o sabor e reduzir a oxidação e a corrosão de encanamentos pela presença de sais. Tudo isso, acrescentando elementos que garantam a saúde pública e são determinados por lei.

Após o tratamento, no entanto, a água passa constantemente por uma análise de Potabilidade de água segundo portaria 2914, pois as características podem ser modificadas ao longo do tempo. O contato, também, mais próximo à população pode ser um agravante para alterar as propriedades do líquido.